A CRACEP surgiu em 1975 graças à iniciativa de um grupo de pais apoiados pela Câmara Municipal de Portimão e o Rotary Clube local.

Durante algum tempo funcionou apenas com uma Resposta Social — O Centro Educacional.

Através de um protocolo com o I.E.F.P.— Instituto do Emprego e Formação Profissional, em 1983, deu-se início, à construção do edifício, de que dispomos, na Coca Maravilhas, e que hoje é a nossa sede.

Em 1991 iniciou-se a Formação Profissional para jovens com deficiência, com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Simultaneamente constatou-se que as crianças que havíamos acolhido em 1975, cresceram, apresentavam outras necessidades, e consequentemente a necessidade de outro tipo de respostas. Surgiu então, em 1995 o Centro de Atividades Ocupacionais e posteriormente o Lar Residencial, inaugurado em 2001.

Assim, entendemos que o nosso apoio tinha que ser o mais abrangente possível, pelo que temos vindo a aumentar a nossa capacidade de resposta e a melhorar a qualidade e o rigor dos serviços prestados.

Em Julho de 2012 iniciamos um serviço de Cantina Social que está preparado para fornecer 165 refeições diárias a pessoas carenciadas.
Deste modo procuramos alargar os nossos serviços e adaptar-nos à realidade da nossa comunidade.

Actualmente, temos em funcionamento 3 Respostas Sociais:

Centro de Actividades Ocupacionais — CAO
Lar Residencial — LR
Centro de Reabilitação Profissional — CRP

O CAO e o LR, são respostas sociais apoiadas pela Segurança Social.
O CRP é apoiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e pelo POPH – Programa Operacional Potencial Humano.
Também o serviço de Cantina Social é apoiado pela Segurança Social.